Engenheiro Eletricista - Busca Prof Artigos - imagens

Contrate

agora

A engenharia que dá luz à humanidade

A engenharia que dá luz à humanidade

O engenheiro eletricista é o profissional responsável pela elaboração, construção e manutenção dos sistemas que geram, distribuem e conduzem a energia elétrica para a população com qualidade e segurança. Uma das principais características do perfil desse profissional é a busca por uma educação continuada, a fim de se aprimorar. Além disso, é preciso atualizar seus conhecimentos e assim, acompanhar a dinâmica das novas tecnologias que constantemente estão em evolução.

A  engenharia elétrica é um curso de nível superior com titulação de bacharelado e com duração média de cinco anos. Um dos institutos mais conceituados, no âmbito nacional, é o IME (Instituto Militar de Engenharia) que possui um processo seletivo rigoroso devido ao grande número de candidatos, porém existem outras instituições que oferecem um ótimo curso e com excelentes professores. Contudo, na minha opinião, o que define um bom engenheiro eletricista não é a instituição de origem, e sim seu conhecimento técnico.

A  engenharia elétrica é um curso de nível superior com titulação de bacharelado.

Um dos principais benefícios da profissão é ampla área de atuação, uma vez que existe a possibilidade de atuar no mercado de maneira mais geral como engenheiro. A desvantagem, porém é a maior concorrência, já que uma vaga pode ser disputada com os colegas das outras engenharias e cursos técnicos, o que força, muita das vezes, o engenheiro atuar em áreas não relacionadas a engenharia.

A estratégia para entrar no mercado de trabalho começa na graduação

Uma das soluções para se posicionar melhor no mercado é conhecer melhor as possibilidades do curso. Essa engenharia permite que seus alunos atuem em áreas específicas como:

  • geração;
  • transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica;
  • proteção, fiscalização de obras e serviços técnicos;
  • vistorias e perícias;
  • emissão de laudos e pareceres.

Para isso existem alguns cursos de especialização que vão desde a Eletrônica de Potência, Eletrônica, Automação, até a área Telecomunicação, entre outras.

A estratégia para entrar no mercado de trabalho começa na graduação

A Engenharia, como um todo, tem crescido bastante e a procura pelo curso também. Hoje, existem mais engenheiros do que vagas no mercado, e por isso a procura por profissionais experientes aumenta. Uma das grandes dificuldade da profissão para um recém formado, é ingressar no mercado de trabalho sem experiência na área.

Uma boa maneira de se obter experiência é por meio da realização do estágio

Uma boa maneira de se obter experiência é por meio da realização do estágio, onde é possível obter o conhecimento prático daquilo que é visto na academia com profissionais que já estão ou estiveram “em campo”. A  duração do estágio é de, aproximadamente, 300 horas e a remuneração varia entre mil a 2 (dois) mil reais. 

Alguns locais de trabalho podem trazer estabilidade profissional, como os concurso públicos de empresas e prefeituras, mas há a possibilidade de atuar na iniciativa privada, ou como profissional autônomo, ou prestando serviços para empresas parceiras no mercado, mas, em geral, o  salário de um engenheiro eletricista é de R$ 8.464,00.

Dica de ouro

Lembre-se, não foque apenas na conclusão do curso, dedique-se a elétrica: tire proveito do curso, das experiências dos professores, pratique o conhecimento adquirido e principalmente, não espere se formar para atuar na área escolhida.


engenheiro eletricista

Caio Braga Ignácio, 27 anos, engenheiro eletricista, formado na universidade Santa Cecília Unisanta, CEO da Empresa Renov Engenharia Elétrica, empresa que vem trazendo inovação ao mercado, integrando as diversas áreas da Engenharia Elétrica para oferecer as melhores soluções em eficiência energética.


renovengeletrica.com.br / comercial@renovengeletrica.com.br
(013) 4141-3778 / (013) 98125-0482
R. Benjamin Constant, 61 – Cj 504 – Centro, São Vicente – SP, 11310-500




No responses yet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *